Tratamento de ferida traumática complexa, utilizando L-Mesitran: um estudo de caso

2021-09-01   Publicado por: Anunciação Baltazar1*, Catarina Veloso2,3*

Introdução
 
Feridas complexas são um desafio constante para as equipas multidisciplinares, daí que o conhecimento sobre os processos fisiológicos envolvidos na cicatrização de feridas é essencial para os profissionais de saúde nomeadamente os Enfermeiros. Embora se encontrem diversas definições na literatura em relação a feridas complexas, esta classificação é empregue a feridas agudas ou crónicas de difícil cicatrização que geralmente estão associadas á perda cutânea extensa, comprometimento dos tecidos com necrose, infeção e ou co morbilidades associadas que dificultam o processo de cicatrização.
Apresentamos um caso clínico de um doente com ferida traumática com boa evolução no processo de cicatrização com o tratamento adjuvante com ingredientes naturais - o mel.
 
Objetivos
 
Demonstrar a eficácia no tratamento de ferida complexa traumática com aplicação de penso de mel, nomeadamente L-Mesitran em doente com diagnóstico médico de Diabetes e Insuficiência Cardíaca. Uma lesão decorrente de trauma, sua evolução e cicatrização, perante a terapêutica adotada.
 
Métodos
 
Trata-se de um estudo caso, num doente com diabetes e insuficiência cardíaca com uma ferida traumática na face anterior da perna esquerda, submetida a tratamento com L-Mesitran, numa I.P.S.S. no período de 02-04-2017 a 26-06-2017.As informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, registo fotográfico e documentação em enfermagem sobre evolução da lesão através de arquivo Institucional.
 
Resultados
 
M.B., 87 anos, sexo feminino, institucionalizada portadora de ferida traumática provocada por cadeira de rodas. A ferida apresentava uma extensão de lesão (10cm x 5cm x 1cm) e encontrava-se infetada com presença de tecido necrótico de liquefação, tecido fibrinoso, além de exsudato excessivo. O tratamento iniciou-se com frequência diária, sendo diminuído para de 2/2 dias no 1º mês e depois  4/4 dias, devido a excelente evolução. A utilização do penso á base de mel foi aplicado em todos os tratamentos a ferida até ao seu completo encerramento /cicatrização.
 
Conclusão
 
O uso de L-Mesitran, foi muito satisfatório, por agir com precisão na drenagem de fluidos dos tecidos circundantes, criando um ambiente húmido favorável á cicatrização da ferida, isso estimula o processo cicatricial facilitando a autólise de tecido necrótico e desvitalizado, ajuda na preparação do leito da ferida e promove a cicatrização, não esquecendo que tem uma ação anti bactericida. A eficácia da aplicação do penso á base de mel, foi benéfico no controle da dor e da hemorragia.


 
 
 
 
* Bibliografia: SILVA,CG.,Crossetti, MGO. (2012). Curativos para tratamentos de feridas operatórias abdominais: uma revisão sistemática. Rev. Gaúcha,Enferm. 33(3):182-189. Jones, V. et al (2006) Cicatrização de feridas agudas e crónicas. In: Baranoski & Ayello.– O essencial sobre o tratamento de feridas: princípios básicos. Loures: LusodidactaGouveia, João (2009). Medição de Feridas: Porque é Importante Medir? GAIF. Pampilhosa da Serra.  Recuperado de http:www.forumenfermagem.org/dossiertecnico/associacoes/gaif/item/3470-medicao-de-feridas-porque-e-importante-medir

Autor: Anunciação Baltazar1*, Catarina Veloso2,3*
1- Mestre em Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermeira responsável da Misericórdia Obra da Figueira
 
2 – Enfermeira no CHUC-HUC, E.P.E., no serviço de Cardiologia AA 
 
* Igual contribuição

Tags:

« Voltar